terça-feira, 8 de maio de 2012

Cartografia


Quantas vezes você já se perguntou: “Onde fica a escola?”, “Onde fica o Brasil?”, “Onde fica tal rua?”, “Como chegar ao parque?”, “Vou viajar para o interior de Minas Gerais. Mas onde fica?”.
Essas perguntas podem ser respondidas sem que alguém emita sequer um som pela boca. Basta olhar para um mapa.

Mas o que é um mapa?

O mapa é uma representação gráfica da superfície terrestre que serve para a orientação e a localização de objetos, pessoas, ruas, cidades e países no espaço geográfico.

Mapa que demonstra a localização do Bioma Cerrado no território brasileiro

 Mapa que demonstra a localização do Bioma Cerrado no território brasileiro

Além do mapa, você já deve ter visto gráficos e tabelas, que são também representações gráficas. Eles servem para demonstrar determinados acontecimentos no espaço geográfico. Por exemplo, gráfico de crescimento populacional, de taxas de desemprego, etc.

 Tabela que demonstra a produção agrícola em Goiás no ano de 2008
Tabela que demonstra a produção agrícola em Goiás no ano de 2008

Agora você sabe, então, que mapas, gráficos e tabelas são representações gráficas para demonstrar acontecimentos no espaço geográfico.

A cartografia vai ser o conhecimento responsável por juntar as informações geográficas e representá-las em mapas, gráficos e tabelas. A partir de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos, a cartografia elabora representações gráficas.

As representações gráficas auxiliam tanto a orientação e a localização de alguma coisa no espaço geográfico, quanto a representação e a demonstração de fenômenos geográficos.

Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário