Quantas vezes você já se perguntou: “Onde fica a escola?”, “Onde fica o Brasil?”, “Onde fica tal rua?”, “Como chegar ao parque?”, “Vou viajar para o interior de Minas Gerais. Mas onde fica?”.
Essas perguntas podem ser respondidas sem que alguém emita sequer um som pela boca. Basta olhar para um mapa.
Mas o que é um mapa?
O mapa é uma representação gráfica da superfície terrestre que serve para a orientação e a localização de objetos, pessoas, ruas, cidades e países no espaço geográfico.
Mapa que demonstra a localização do Bioma Cerrado no território brasileiro
Além do mapa, você já deve ter visto gráficos e tabelas, que são também representações gráficas. Eles servem para demonstrar determinados acontecimentos no espaço geográfico. Por exemplo, gráfico de crescimento populacional, de taxas de desemprego, etc.
![Produção agrícola em Goiás Tabela que demonstra a produção agrícola em Goiás no ano de 2008](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_t-bJuS97_YUIfr4j-c_1115Gx4FgRZQRRR62s2LYn9C5YHRLqogpjA-S2TOpEVBHhF06kDz0CTYS3etZZmuZGOUH9Tm0fKht72gk1WB94EQTWxpXH44yTZNt5ImrLIr3v_R4MmeiEUbvpIVBb3WbY=s0-d)
Tabela que demonstra a produção agrícola em Goiás no ano de 2008
Agora você sabe, então, que mapas, gráficos e tabelas são representações gráficas para demonstrar acontecimentos no espaço geográfico.
A cartografia vai ser o conhecimento responsável por juntar as informações geográficas e representá-las em mapas, gráficos e tabelas. A partir de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos, a cartografia elabora representações gráficas.
As representações gráficas auxiliam tanto a orientação e a localização de alguma coisa no espaço geográfico, quanto a representação e a demonstração de fenômenos geográficos.
Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário